Você sabe qual é a diferença entre papel reciclado e papel normal?

Muito tem se ouvido e falado sobre sustentabilidade para a preservação ambiental e de todo o planeta. E isso engloba também o segmento gráfico que utiliza papéis e tintas. 

Atualmente, já contamos com impressões sustentáveis, algo que  se tornou um compromisso da indústria com o meio ambiente. Entretanto, quando falamos de papel, surgem dúvidas a respeito da diferença entre papel reciclado e papel normal.

A principal distinção entre ambos está na forma com que são produzidos. Continue lendo este artigo e entenda.

 

Uso do papel no Brasil em números

Para entender a importância de se pensar duas vezes antes de se fazer qualquer impressão, é fundamental saber o que isso representa em números, segundo a Revista Galileu:

  • Em média, cada brasileiro consome 44 kg de papel por ano. Essa quantia equivale a meia árvore.
  • Para produzir cerca de 22 mil folhas A4,  modelo de papel mais utilizado, é necessária uma árvore de eucalipto.
  • Para se obter uma tonelada de papel, é necessário derrubar 11 árvores.

 

Como o papel branco é produzido

Ao ser derrubada, a árvore é levada para a indústria a fim de que seja descascada e cortada em pedaços.

Depois, esses pedaços são cozidos em água com algumas substâncias químicas até que todo o conteúdo forme a pasta de celulose. Esta, a seguir, passa por uma lavagem, ou seja, processo de retirada de resíduos químicos e impurezas. 

Além das árvores derrubadas, o processo necessita ainda de uma grande quantidade de água e energia elétrica antes de o papel chegar às nossas mãos da forma que conhecemos.

 

Artigos Relacionados

 

Como o papel reciclado é produzido

A produção do papel reciclado é similar à do papel branco, porém, no branco, a composição da massa contém 100% de fibra virgem. Já o reciclado utiliza 50% de massa de celulose virgem e 50% de massa reciclada.

A massa reciclada é produzida com jornais, revistas e caixas, além dos restos de papel branco gerados na própria indústria e que não são destinados ao consumidor final. Esse reaproveitamento diminui a derrubada de árvores e o acúmulo de lixo. 

Todo o material é triturado e misturado em uma espécie de liquidificador, também com água e substâncias químicas, até a formação da massa de celulose que, posteriormente, é filtrada para eliminar resíduos de plástico, tinta e outras impurezas que nela podem estar contidas.

Entretanto, mesmo para a produção do papel reciclado é necessária uma grande utilização de água e energia elétrica durante o processo de purificação do material reaproveitado.

 

Diferença entre papel reciclado e papel normal: qual escolher?

Depois de saber a diferença entre papel reciclado e papel normal pode surgir a dúvida: Qual dos dois escolher?

O importante é que para contribuir para a sustentabilidade, as gráficas sempre optem por papéis que sejam produzidos por indústrias que trabalham de forma eficiente no replantio de árvores. 

Elas também devem orientar seus clientes a respeito dos tipos de papéis e de impressão com que trabalham. No entanto, a escolha na utilização sempre fica por conta do cliente. 

Este também deve pensar na impressão consciente, ou seja, imprimir somente o que de fato é necessário, evitando desperdícios a favor dos recursos naturais que são utilizados nesse processo como um todo.

 

Na Grafike 

Além de trabalhar com impressões sustentáveis, também prezamos pelo compromisso com o meio ambiente, por isso oferecemos os tipos de papéis mais utilizados para impressão e podemos ajudá-lo na melhor opção para seus impressos. 

Além disso, assessoramos na escolha e análise do tipo que melhor atenderá suas expectativas. Entre em contato conosco!

Quer saber mais ou ficou com dúvidas sobre a diferença entre papel reciclado e papel normal? Deixe seu comentário. Será uma satisfação poder ajudar!