Confira 3 dicas infalíveis para combinar as cores dos adesivos de parede e criar uma decoração perfeita.
Além de darem vida ao ambiente, as cores são uma forma de expressar sentimentos e sensações.
Para que a decoração de um espaço seja executada com originalidade, é preciso saber como combinar as cores dos adesivos de parede, e para isso, é fundamental entender como funciona a roda das cores.
Roda das cores
A roda das cores, também conhecida como círculo cromático, é fundamental para definir quais cores utilizar na decoração e, consequentemente, as cores dos adesivos de parede que combinam com ela. Ela é composta por três tipos de cores: primárias, secundárias e terciárias.
Cores primárias
São cores puras, que podem ser combinadas para criar outras cores, mas que não podem ser obtidas por nenhuma mistura de cores. São elas: vermelho, amarelo e azul. A junção delas dá origem a todas as outras cores que conhecemos por meio de misturas (cores secundárias e terciárias).
Cores secundárias
São as formadas através da junção das cores primárias. São cores secundárias: laranja, verde e roxo.
Cores terciárias
São as que resultam da junção das cores primárias com as secundárias. Graças a essas combinações é possível criar uma infinidade de novas cores e tonalidades.
Artigos Relacionados
- Temas de adesivo de parede: 14 estilos para servirem de inspiração
- 6 dicas para escolher o adesivo de parede ideal
Relação das cores
Todas as cores do círculo cromático, independentemente de serem primárias, secundárias ou terciárias, relacionam-se de forma complementar ou criando uma combinação harmoniosa.
Cores complementares
São cores opostas na roda das cores e devem ser utilizadas para criação de contrastes. Desta forma, ao utilizar um adesivo de parede em contraponto a uma cor de parede complementar, você irá realçar o seu adesivo e deixá-lo numa posição de destaque na decoração.
Cores análogas
São as cores que aparecem juntas, em sequência no círculo cromático. Elas não apresentam contrastes porque todas têm uma cor em comum.
Cores harmoniosas
São as cores que se encaixam entre as cores primárias no círculo cromático. Elas conversam entre si e criam uma decoração harmoniosa. Os adesivos de parede de cores harmoniosas são delicados e proporcionam um ar de sofisticação, riqueza e muito bom gosto ao ambiente.
Como combinar as cores dos adesivos de parede com a parede e os móveis?
Para combinar esses três elementos, devemos analisar a roda das cores. Nas paredes, as cores mais utilizadas são as originadas da mistura de outras cores, ou seja, as secundárias ou terciárias. Em contrapartida, nos móveis, as cores mais utilizadas são as variações das primárias e terciárias.
Como os adesivos de paredes podem ser encontrados nas mais diversas cores e tonalidades, a combinação de cores na decoração fica a critério e gosto de quem irá decorar o ambiente.
Dicas infalíveis para combinar as cores dos adesivos de parede e criar uma decoração perfeita
1. Se a parede tiver cores neutras, a dica é abusar na cor dos móveis e dos seus adesivos de parede. Um exemplo é utilizar a mesma cor do adesivo de parede em um móvel de destaque no ambiente, criando uma comunicação imediata e muito interessante entre eles.
2. Se a parede possui cores mais vibrantes, o ideal é utilizar adesivos de cores neutras ou de uma única cor para criar um detalhe.
3. Em ambientes multicoloridos, como quarto das crianças ou sala de jogos, ao optar por um adesivo multicolorido, procure combinar suas cores predominantes com as cores em destaque no ambiente.
Na Grafike
Se mesmo com essas dicas, você ainda estiver na dúvida sobre como combinar as cores dos adesivos de parede e criar uma decoração perfeita, a Grafike pode ajudar!
Contamos com um acervo com as mais diversas cores e assessoramos na escolha e análise das imagens para a personalização do seu adesivo de parede. Entre em contato conosco ou deixe seu comentário. Estamos à disposição!